domingo, 20 de junho de 2010

Escola Espaço Socio-cultural: o Olhar da Gestão

Jane Paula Almeida 
Maria Angélica Correia

A escola se constitui como espaço de sociabilidade e interação das relações humanas, pois a mesma é influenciada pelas experiências acumuladas pelos indivíduos no seu ambiente familiar, social e cultural. Constituindo-se em um ambiente de formação, de troca de conhecimentos, comportamentos, valores e práticas, entre alunos, professores e todos aqueles que compõem a comunidade escolar. Desta forma, eles tem a oportunidade de ampliar as suas atuações, e, no seu fazer cotidiano, revelar os elementos da cultura do contexto ao qual se insere passando a representar seu papel social como sujeitos ativos e participantes.  
Nesse jogo das relações a escola se estrutura numa dinâmica relacional e organizacional: na perspectiva relacional, ela define as ações dos sujeitos como participantes e ao mesmo tempo se apropria da problemática do contexto social e das relações coletivas para elaborar e reelaborar sua proposta, pois as práticas educativas desenvolvidas no espaço escolar interferem diretamente na realidade social. Por isso Irailde Oliveira , professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, da área de Gestão Educacional e Práticas Educativas destaca que:
O primeiro significado aplicado à educação remete ao entendimento de que a escola é uma organização e nela se sobressai a interação entre as pessoas, que compõem a comunidade escolar, tendo como finalidade a formação humana (OLIVEIRA, )
Portanto, a mesma deve mediar conhecimento, cultura e realidade visando oferecer aos sujeitos subsídios para se desenvolverem intelectualmente exercendo ações conscientes e transformadoras em seu meio social, porém compreendendo que essas ações só podem ocorrer nas dependências das relações estabelecidas entre a comunidade escolar.
             No âmbito organizacional surge ao olhar da gestão, que se refere ao âmbito do(s) sistema(s) de educação, cujo processo de organização acarreta todo um conjunto de orientações de normas e procedimentos que caracterizam uma cultura interna, onde se espera que seja pré-estabelecida em princípios éticos rogados pela democracia estabelecida desde a Constituição de 1988. Desta forma a mesma tem como foco a construção de uma identidade participativa que conforme Libâneo:
 Asseguram a racionalização dos usos de recursos humanos, materiais, financeiros e intelectuais, assim como a coordenação e o acompanhamento do trabalho das pessoas. (LIBÂNEO; 2007, p. 293).
É importante destacar que a escola estabelece princípios e metas em suas ações, demarcando os métodos e recursos que podem ser utilizados caracterizando assim a gestão educacional. Libâneo ressalta que a gestão deve estar consciente de sua realidade, como também de seus recursos disponíveis assegurando-lhes uma utilização planejada baseada nas melhores opções possíveis para realização de seus fins.
Logo, podemos destacar que suas ações e procedimentos devem ser desenvolvidos com atividades integradas, pois essa perspectiva desencadeia a necessidade de ações organizadas, com direção e avaliação por parte de seus gestores, disponibilizando meios e condições para efetivação dos seus objetivos. Possibilitando os sujeitos refletirem sobre o significado do seu trabalho, sendo este na ordem individual e coletiva realizada na unidade escolar em relação às finalidades da educação para a sociedade brasileira.
            Desta forma a gestão educacional caracteriza-se como conjunto de organização que apresenta seu teor institucional com normas e procedimentos, assim como o pedagógico referente o trabalho desenvolvido com as pessoas que apresentam princípios de participação e valores. Esses dois aspectos vem formar uma concepção de mundo construído pela escola, onde, todo esse processo se distingui enquanto espaço cooperativo intercalando aos meios de participação social que reconhece o valor da carga trazida pelos sujeitos durante sua formação sócio-cultural estabelecida no meio do qual ele esteve inserido deste de seus primeiros anos de vida até o presente momento, acarretando influências e consequências em suas ações e concepções diante do mundo.

Contato: angelica.mcz@gmail.com 
                  janealmeidaufal@gmail.com

3 comentários:

  1. achei super interesante essa perspeciva unida aos ideais da gestao, algo muito instigante para se pensar, isso vem ampliar nosso olhar ao entedermos a educação nao apenas normativamente, mas de forma social.....
    muito legal.......

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  2. Bastante interessante a forma como vcs abordaram a temática de gestão, conseguiram focar o tema e trabalhar sobre os aspectos mais relevantes do tema proposto.
    O designer inovador, as cores harmoniosas e as imagens muito bem aplicadas.

    Parabéns!

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  3. Meninas!!!!! Muito legal o blog de vocês... Agora só falta a gente colocar em prática essas aprendizagens sobre uma gestão democrática. A tarefa não é fácil, mas é possível!!!!!

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