quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ideias de atividades culturais no espaço escolar

IDEIAS DE ATIVIDADES CULTURAIS NO ESPAÇO ESCOLAR

HISTÓRIA E CULTURA (ensino fundamental)
Exposição com objetos, fotografias, notícias e documentos que resgate a história da comunidade. Os alunos podem pesquisar no acervo da comunidade escolar, assim produzindo trabalhos sobre o tema com textos, ilustrações, peças teatrais etc.


RESGATANDO O CIRCO (educação infantil e fundamental)


A escola inteira seria mobilizada para trabalhar o projeto circo no bimestre, com atividades realizadas em sala e extra classe. Na proposta teria brincadeiras, contato direto com as roupas que são utilizadas para cada apresentação no espetáculo, aprender a valorizar os profissionais do circo e fazer pinturas diversas no rosto. Para finalização do projeto a escola poderia levar os alunos ao circo ou organizar um espetáculo criado pelos alunos na própria escola.


DANÇAS POPULARES (educação infantil e fundamental)

Seriam exploradas na escola as danças populares de sua região, ressaltando a importância que cada uma tem. Apresentações seriam realizadas por profissionais, em seguida os alunos conheceriam cada um (vida, quando começou a dançar, se foi difícil, etc.). Depois a escola proporcionaria aos alunos uma semana com oficinas de dança, e arte para aprender a confeccionar as roupas, e no fechamento do projeto seriam realizadas apresentações de dança pelos alunos e exposições dos materiais que foram confeccionados por eles.


MÚSICA TAMBÉM É CULTURA! (educação infantil e fundamental)


Nesse projeto seriam desenvolvidas atividades com música (cantadas e tocadas) duas vezes por semana, onde a educação infantil teriam contato com os instrumentos e diferentes sons, assim como canções acompanhadas com instrumentos trabalhados em sala
Já as crianças do ensino fundamental estudariam mais a fundo o surgimento, as características e atividades que podem ser desenvolvidas com a música, assim como também aprender a tocar canções para apresentar na finalização do projeto.

Por: Leticia Rafaelle
Contato: leticiag8@hotmail.com

2 comentários:

  1. Nossa muito legal vocês disponibilizarem dinâmicas, e formas de trabalhos....

    Vocês estão ajudando aqueles que não têm ideia do que fazer...

    ResponderExcluir
  2. Também adorei, o professor pode resgatar a cultura, costumes e uma tradição de um lugar, sem mencionar que é bastante rico trabalhar com as crianças algo que faz parte da história delas. A aula ficará bem mais interessante, logo a produtividade e o rendimento serão os melhores possíveis

    ResponderExcluir